sexta-feira, 27 de março de 2009

Oração subordinada adverbial consecutiva

Ontem, fez tanto calor que as pessoas não podiam andar na rua.

- que as pessoas não podiam andar na rua.

exprime uma consequência relativamente ao facto relatado na oração subordinante.
Modifica especificamente um elemento da oração subordinante. O facto de ter feito imenso calor levou as pessoas a serem impedidas de andarem na rua.
Causa e consequência estão intimamente ligadas, por isso, se invertermos as orações - Ontem, as pessoas não podiam andar na rua porque fazia muito calor - obteremos uma oração subordinada adverbial causal.
As orações subordinadas adverbiais consecutivas vêm sempre a seguir à subordinante e a ordem nunca se pode inverter. São anunciadas por correlativos: tanto, tão, de tal modo, de tal maneira, sempre seguidos por que para introduzir a oração subordinada adverbial consecutiva. Geralmente, o verbo vem no modo indicativo.

domingo, 22 de março de 2009

Frases ou orações subordinadas adverbiais comparativas

A construção da subordinada comparativa é elíptica, ou seja o verbo não aparece expresso. Esta subordinada não tem geralmente mobilidade na frase, aparecendo geralmente depois da subordinante.
Ex: E a escrita dá maior prazer que fumar um cigarro.
Estas orações são introduzidas por uma conjunção ou locução conjuncional subordinativa comparativa, entre as quais se destacam:

como, conforme, assim como, assim, assim... também, bem como, mais (menos), do que, tão (tanto)... como

segunda-feira, 16 de março de 2009

Oração subordinada adverbial concessiva

Está calor embora ainda não seja Verão.
Embora ainda não seja Verão, está calor.

Como vemos, nas frases/orações subordinadas adverbiais concessivas, a ordem entre a oração subordinante e a oração subordinada pode inverter-se.
Estas orações exprimem uma ideia de concessão, ou uma dificuldade oposta à realização ou à verdade expressa na na oração subordinante, mas, sem a impedir.
Nas frases/orações concessivas, o verbo está sempre no modo conjuntivo.
As frases/orações subordinadas concessivas exercem a função sintáctica de modificadores frásicos em relação à frase ou oração subordinante.

Conjunções e locuções conjuncionais concessivas - embora, conquanto, se bem que, ainda que, mesmo que, mesmo se, posto que, nem que, por mais que, malgrado, não obstante, apesar de.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Oração subordinada advervial condicional

Se não participares, ficas de fora.
Ficas de fora se não participares.

As orações subordinadas adverbiais condicionais são introduzidas por uma conjunção ou locução conjuncional subordinativa condicional.

O verbo destas orações subordinadas pode estar no indicativo ou no conjuntivo, dependendo do carácter real (modo indicativo) ou hipotético (futuro ou presente do modo conjuntivo). ou irreal (pretérito perfeito ou imperfeito ou pretérito-mais-que-perfeito do modo conjuntivo) da condição.
As frases ou orações subordinadas adverbiais condicionais exercem a função sintéctica de de modificadores frásicos da frase/oração subordinante.

Conjunções e locuções conjuncionais adverbiais:
se, a não ser que, a menos que, salvo se, contanto que, desde que, caso, excepto se, no caso de...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Oração subordinada adverbial final

Para que tenhas uma boa prova, tens que treinar muito.
Estas frses ou orações exprimem uma ideia de finalidade ou de intenção de realização da acção expressa na subordinante.
A subordinada pode ocorrer antes ou após a subordinante; tem o verbo no modo conjuntivo; exerce a função sintáctica de modificador frásico do grupo verbal; é introduzida por uma conjunção ou locução conjuncional final.

Conjunções e locuções conjuncionais finais:
que, para que,a fim de que, para, a fim de.